segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Kung, Hei, Fat, Choy,


Pois é...

Como já devem ter reparado eu não perco uma festinha!!!!

Assim, e como não podia deixar de ser, no dia 25 à noite, festejei a entrada no novo ano Chinês!!!

Kung, Hei, Fat, Choy, é a expressão cantonense utilizada por ocasião do Ano Novo para desejar respeito, felicidade, fortuna e riqueza! Assim para voçês todos Kung, Hei, Fat, Choy!!!

E agora preparem-se pois, saimos do ano do Rato (ano do gamanso) e entramos no ano do Búfalo... Um signo associado ao trabalho árduo e à persistência, duas qualidades indispensáveis para enfrentar a crise financeira global. O Búfalo é um dos doze signos do Zodíaco chinês, juntamente com os outros onze animais, incluindo o dragão, a única criatura mitológica da lista, que foram despedir-se de Buda quando este partiu para a eternidade. Os nativos do Ano do Búfalo (“Niu Nian”), entre os quais temos o novo presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama e EU, são descritos como “honestos”, “trabalhadores”, “fiéis” e “tolerantes”.

A passagem do ano lunar é a maior festa da China e das comunidades chinesas espalhadas pela mundo.

Em Pequim, as lojas e edifícios públicos estão engalanados com lanternas vermelhas e a família reúne-se à volta da mesa, “adorando o Deus da Cozinha”, os mais novos oferecem prendas aos mais velhos e estes retribuem com dinheiro (“ya sui qian”), entregue dentro de um “hongbao” (envelope vermelho). O fogo de artifício, uma das milenares invenções chinesas, também nunca falta, para “iluminar a entrada no novo ano lunar” e “afastar os fantasmas”.

Depois do Ano Búfalo que termina a 14 de Fevereiro de 2010, segue-se o Ano do Tigre.

Vamos lá malta que depois 2010 é que vai valer a pena... E agora nestes primeiros dias do ano usem uma peça de roupa vermelha para atrair a sorte!


Ni hau!

domingo, 18 de janeiro de 2009

Então um BOM ANO a TODOS!

Depois de um período de ausência que não se deveu a rigorosamente nada... cá estou eu de volta!
A desejar a todos tudo do melhor para este ano ... que os vossos e os meus desejos se concretizem, TODOS!!! (Vamos vêr se ganho o Euromilhões!)

Depois tenho uma sugestão a fazer a vós blogistas...

Claro!!!! O CARNAVAL está aí!!!!!!

Bora fazer um encontro blogocarnavalesco ao vivo!?! Aguardo os comentários! Beijos...