
Pois é...
Como já devem ter reparado eu não perco uma festinha!!!!
Assim, e como não podia deixar de ser, no dia 25 à noite, festejei a entrada no novo ano Chinês!!!
Kung, Hei, Fat, Choy, é a expressão cantonense utilizada por ocasião do Ano Novo para desejar respeito, felicidade, fortuna e riqueza! Assim para voçês todos Kung, Hei, Fat, Choy!!!
E agora preparem-se pois, saimos do ano do Rato (ano do gamanso) e entramos no ano do Búfalo... Um signo associado ao trabalho árduo e à persistência, duas qualidades indispensáveis para enfrentar a crise financeira global. O Búfalo é um dos doze signos do Zodíaco chinês, juntamente com os outros onze animais, incluindo o dragão, a única criatura mitológica da lista, que foram despedir-se de Buda quando este partiu para a eternidade. Os nativos do Ano do Búfalo (“Niu Nian”), entre os quais temos o novo presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama e EU, são descritos como “honestos”, “trabalhadores”, “fiéis” e “tolerantes”.
A passagem do ano lunar é a maior festa da China e das comunidades chinesas espalhadas pela mundo.
Em Pequim, as lojas e edifícios públicos estão engalanados com lanternas vermelhas e a família reúne-se à volta da mesa, “adorando o Deus da Cozinha”, os mais novos oferecem prendas aos mais velhos e estes retribuem com dinheiro (“ya sui qian”), entregue dentro de um “hongbao” (envelope vermelho). O fogo de artifício, uma das milenares invenções chinesas, também nunca falta, para “iluminar a entrada no novo ano lunar” e “afastar os fantasmas”.
Depois do Ano Búfalo que termina a 14 de Fevereiro de 2010, segue-se o Ano do Tigre.
Vamos lá malta que depois 2010 é que vai valer a pena... E agora nestes primeiros dias do ano usem uma peça de roupa vermelha para atrair a sorte!
Ni hau!